Amazon Alexa X Google Home: Qual assistente escolher em 2024?

sistemas domóticos

É possível que já tenha tomado conhecimento de toda a tecnologia inteligente disponível para tornar a sua vida em casa um pouco mais descomplicada. Talvez possa usufruir da capacidade de solicitar atualizações meteorológicas e definir temporizadores, ou talvez esteja atrás de controles engenhosos, como alterar as luzes ou dominar a segurança da sua casa. Mas como fazer com que todos os seus dispositivos conversem entre si e respondam aos seus comandos de voz? Qual assistente escolher em 2024? É aí que entram as principais plataformas de casa inteligente, como a Amazon Alexa e o Google Home.

Com essas plataformas, é possível utilizar a sua voz para fazer com que tomadas e eletrodomésticos conectados à internet colaborem através de um aplicativo no seu telefone ou tablet, e você pode controlá-los com instruções verbais. Quer esteja pedindo para a Alexa ativar a sua câmera de segurança ou dizendo ao Google para ligar a sua luz de leitura, há muito que você pode fazer com um assistente inteligente.

Mas qual assistente virtual escolher? Qual a plataforma certa para você? Isso determinará os dispositivos inteligentes específicos que você adquirirá, então vale a pena conhecer os prós e contras de cada uma. Abaixo, examinamos todos os detalhes essenciais que você precisa saber sobre o Google Home e a Alexa, que funcionam com o maior número de dispositivos compatíveis. Testamos cada assistente em nossa vida diária, colocando-os para funcionar com nossas luzes e tomadas, e analisamos os preços, especificações e capacidades de cada opção, incluindo sua variedade de alto-falantes. Eis tudo o que você precisa saber.

Qual assistente escolher em 2024?

O que é um assistente de voz inteligente?

Assistentes de voz são auxiliares inteligentes que são uma parte essencial do seu sistema de casa inteligente, respondendo às suas instruções, fornecendo informações (como fatos ou previsões do tempo) e controlando seus eletrodomésticos. Você pode conversar com eles pelo seu telefone ou por meio de um alto-falante inteligente dedicado, e o grande benefício é o controle sem as mãos, para que você possa fazer seus gadgets funcionarem sem ter que tocá-los fisicamente.

Os assistentes de voz estão se tornando cada vez mais populares. A Alexa da Amazon é suportada em mais de 100.000 dispositivos diferentes. Existem três assistentes principais: Amazon Alexa, Google Assistant e Siri da Apple. Estaremos falando apenas sobre os dois primeiros aqui, pois são suportados pela maioria dos produtos para casas inteligentes.

Qual é a diferença entre Alexa e Google Home? Qual assistente virtual escolher?

Não há uma grande diferença entre Alexa e Google, mas existem alguns pontos-chave a serem conhecidos. A Alexa pode fazer algumas coisas que o Google não pode, como rastrear seus pedidos na Amazon, detectar irritação em sua voz ou, se todos estiverem dormindo, sussurrar suas respostas quando você preferir que fique em silêncio. Enquanto isso, o Google tem uma melhor compreensão da linguagem natural para lidar com comandos múltiplos em uma única frase. Por exemplo, você pode definir um alarme e ligar uma tomada sem precisar emitir ambas as instruções separadamente.

Em geral, o Google é considerado um pouco mais conhecedor (com toda a inteligência do motor de busca ao seu alcance, você esperaria que fosse) enquanto a Amazon é a melhor opção pela abundância de integrações de casas inteligentes de terceiros. O Google afirma que seu assistente funciona com mais de 50.000 dispositivos domésticos inteligentes, mas a Amazon trabalha com mais do que o dobro desse número.

Embora tecnicamente seja possível ter alto-falantes do Google e da Alexa juntos sob o mesmo teto, achamos que isso é mais confusão do que vale a pena. É melhor escolher o que você prefere e manter tudo conectado a uma única plataforma. Depois de espalhar alguns alto-falantes inteligentes pela casa para poder conversar com eles onde quer que esteja, você se sentirá como se estivesse vivendo em um filme de ficção científica.

Amazon Alexa: Prós e Contras Amazon Alexa

Qual assistenteescolher?

Prós

Como mencionado acima, o principal ponto de venda da Alexa é o grande número de integrações com dispositivos inteligentes para casa. No lado dos alto-falantes, a Amazon possui uma ampla variedade de produtos que podem se sincronizar com seus outros equipamentos. Há a série Echo, que vai desde o Dot até o poderoso Studio, e inclui modelos com telas para que você possa visualizar as transmissões da sua câmera de segurança.

Alexa é compatível com várias marcas de propriedade da Amazon, incluindo campainhas e câmeras de segurança Ring e Blink, além de sticks Fire TV, mas também funciona com muitas opções de terceiros, incluindo plugs TP-Link, câmeras e sistemas de wifi mesh, aspiradores de pó robôs iRobot e Eufy, e luzes Philips Hue.

Diríamos também que a Alexa é a melhor opção para compras e rastreamento de pacotes, dado como ela está conectada à sua conta na Amazon. Você também pode programar habilidades personalizadas para que ela funcione exatamente como você deseja.

Os dispositivos da Amazon são simples de configurar e oferecem áudio de alta qualidade e interconectividade. Interaja com eles dizendo “Alexa” e faça seu pedido, seja para definir um temporizador por uma hora, diminuir as luzes às 20h ou embaralhar sua lista de reprodução.

Contras

Uma área onde encontramos desafios com a Alexa é a frequência com que o assistente de voz tenta vender itens ou serviços, especialmente se você ainda não estiver totalmente integrado ao ecossistema da Amazon com o Prime e o Amazon Music Unlimited configurados. Por padrão, notifica frequentemente e anunciará de uma maneira que parece projetada para fazer com que você se inscreva e experimente os serviços pagos. É possível desativar grande parte disso, mas é lamentável que muita publicidade esteja ativada por padrão, algo que o Google não faz.

A Alexa está configurada para responder apenas a um comando de cada vez. Como explicaremos abaixo, lidar com uma série de solicitações é um dos principais benefícios que o Google tem sobre seu rival. Se você tentar perguntar “Alexa, acenda as luzes e me diga a previsão do tempo para amanhã”, perceberá que ela lidará apenas com uma das coisas que você perguntou. No entanto, agora existe um “Modo de Seguimento” disponível no aplicativo Alexa, o que permite deixar o alto-falante ouvindo por mais tempo para que você possa emitir mais comandos.

Google Home: Prós e Contras Google Home:

Prós

Quer um assistente que possa lidar com um bate-papo adequado e entender você como um ser humano normal? O valor do Google Assistant está em seu reconhecimento de linguagem natural e na capacidade de emitir vários comandos sem ter que dizer a frase de ativação “Hey Google” toda vez.

Por exemplo, você pode fazer uma sequência de perguntas não relacionadas como: “Hey Google, quando é o Dia dos Pais? Em que ano se passa Downton Abbey 2? Ah, e você pode acender as luzes?” e o assistente pode responder a cada uma sem que você precise reiniciar a conversa. Como o conhecimento vem do maior mecanismo de busca do mundo, também é preciso e confiável.

O Google pode não funcionar com tantos dispositivos inteligentes quanto a Alexa, mas ainda é compatível com milhares de produtos de terceiros, incluindo muitos de nossos favoritos, como as luzes Philips Hue, câmeras de segurança wifi Arlo e termostatos inteligentes Tado, além da linha Nest da própria Google, que inclui suas câmeras de vigilância Nest, dispositivos de streaming Chromecast e kits de wifi mesh.

Contras

Já explicamos acima que o Google Home fica um pouco atrás no suporte a dispositivos inteligentes de terceiros quando comparado à Alexa. Embora esteja reduzindo a diferença, este ainda é um fator importante que afetará a sua escolha.

Além disso, o Google não oferece nenhuma maneira de alterar a “palavra de ativação” para seus dispositivos. Você está preso ao “Hey Google”, enquanto nos alto-falantes da Amazon, você pode definir a frase para outras opções como “Echo”, “Amazon” e “Computer”. Além disso, no entanto, não há realmente muitos outros inconvenientes nesta plataforma inteligente.

Amazon Alexa vs. Google Home: Veredicto

Tanto o Google Home quanto a Amazon Alexa são excelentes plataformas para casas inteligentes, e qualquer que você escolha estará disponível em uma ampla variedade de alto-falantes acessíveis ou premium.

Recomendamos escolher a Alexa se você deseja as integrações mais abrangentes para casa. Ela funciona com milhares de dispositivos inteligentes suportados e é a plataforma mais capaz para configurar sua residência conectada. Se procura um assistente de voz que pode responder de maneira humanizada e lidar com a maioria das solicitações, escolha o Google. Ele é alimentado pela rede de informações do mecanismo de busca e é mais inteligente no geral.

E quanto ao Samsung SmartThings? Dê uma olhada na caixa ou no lado do seu dispositivo Alexa ou Google Home, e você pode ver um rótulo informando que funciona com o SmartThings. O que é isso e você deve se importar? Bem, se você gosta de monitorar seus dispositivos em um só lugar sem precisar verificar o aplicativo individual de cada marca, isso será interessante.

É uma plataforma para casa inteligente (acessível por meio de um aplicativo iOS ou Android) de propriedade da Samsung e usada para ver uma visão completa dos dispositivos conectados instalados em sua casa – seja uma campainha de vídeo ou uma lâmpada inteligente. Permite alterar configurações e automações para dispositivos conectados diretamente do aplicativo e agrupá-los dependendo da sala em que estão.

Você também pode conectar Alexa e Google Assistant para controlar seus dispositivos com comandos de voz pelo aplicativo SmartThings. Você precisará permitir e vincular o aplicativo SmartThings às suas contas Alexa e Google Home, mas o processo é mostrado em um guia passo a passo e fizemos isso em menos de cinco minutos.

O emparelhamento é simples: você pode escanear o código QR no dispositivo, procurar gadgets próximos ou pesquisar com base no tipo de dispositivo (como geladeira, aspirador de pó robô ou TV) ou marca (como Samsung, Nest, Philips Hue ou Sonos). Você precisará de uma conta Samsung para que funcione, e é verdade que o aplicativo funciona melhor quando você está em um produto Samsung, pois possui recursos que só funcionam com a tecnologia da própria marca – como o modo Find para telefones, tablets e fones de ouvido Galaxy – mas testamos o aplicativo com um smartphone Google Pixel 7 e não encontramos problemas. Emparelhamos uma luz portátil Wiz em menos de dois minutos.

A lista de itens compatíveis só tende a crescer, pois a Samsung confirmou que o SmartThings está se juntando a Apple, Google e Amazon no suporte ao Matter – um novo protocolo universal para casas inteligentes que facilita a comunicação entre dispositivos sem a necessidade de comprar hubs dedicados. O protocolo foi lançado e ainda está em seus estágios iniciais, mas está programado para expandir ao longo do tempo e chegará a dispositivos como o Echo Dot, Nest Hub e Apple HomePod.

E quanto ao HomeKit da Apple? Embora não tenhamos mencionado muito aqui, o HomeKit da Apple – e seu assistente de voz conectado, Siri – é o outro grande jogador no mundo das plataformas para casas inteligentes.

Esta é a escolha ideal se você deseja controlar sua casa inteligente do seu iPhone ou iPad, e funciona com alguns dispositivos de terceiros, juntamente com a Apple 4K TV, HomePod e HomePod Mini.

Se estiver cercado por tecnologia da Apple em casa, é a escolha óbvia, mas não se integra a tantos dispositivos inteligentes quanto o Google ou a Alexa. Para uma lista completa de gadgets compatíveis, confira esta página no site da Apple

Deixe um comentário